Yoga para Crianças

namaste

“As crianças são seres muito sensíveis, pessoas completas com antenas de alta potência que registram cada vibração ao seu redor, total e profundamente.”

(Yogi Bhajan)

Ao dar aulas de Kundalini Yoga para crianças é preciso pensar qual o objetivo de cultivar nos pequenos o gosto por essa pratica milenar e como ela pode auxiliar no seu desenvolvimento enquanto ser humano pleno e feliz.

Para então, precisamos compreender o que é o yoga. Para isso, podemos nos reportar a origem da palavra que tem sua raiz em sânscrito e que quer dizer UNIÃO.  Assim, yoga é a união da unidade individual de consciência com a Consciência Infinita.

Hoje em dia a pratica do yoga é muito necessária, pois precisamos compreender profundamente por que somos ser humanos e o que significa sermos um ser humano. Porém, esse conhecimento precisa ultrapassar a esfera intelectual, pois o conhecimento só se torna sabedoria quando se experimenta com o coração e o Ser.

Na perspectiva do Kundalini Yoga o ser humano tem uma estrutura tripla formada pelo corpo, mente e alma, e por meio dessas três facetas tem a possibilidade de experimentar o Universo e o Ser. Assim, quanto mais variadas, significativas e positivas forem às experiências brindadas para cada uma delas, maior será seu potencial de transformação e consciência.

No Kundalini Yoga a três dimensões do ser humano são trabalhadas para que cada um tenha sua própria experiência e possa compreender a profundidade de cada faceta. Então, por meio dos movimentos e posturas físicas (asanas), exercícios respiratórios (pranayamas), posições e movimentos das mãos (mudras), sons (mantras) e meditação é que o praticante poderá integrar conscientemente e vivencialmente essas três facetas para então unir-se a Consciência Infinita e encontrar sua verdade.

Quando falamos em yoga para crianças precisamos ter a mesma compreensão, ou seja, possibilitar que elas tenham experiências com cada faceta do seu ser. Essas vivências possibilitarão que elas tenham um conhecimento profundo sobre si mesmas, e principalmente, estarão conscientes da importância da união entre corpo, mente e alma.

Essa consciência favorecerá que as crianças não se percam de seus propósitos, que busquem um sentido para sua vida baseado nas leis universais, respeitando-se a si mesmo e ao outro de maneira harmônica e  eficiente.

Para isso é preciso compreender a criança como um ser em pleno desenvolvimento e que passará por diferentes etapas e onde cada uma delas as desafiará de diferentes maneiras, seja a nível privado ou social. Nesses momentos a criança que pratica yoga estará mais apta para encontrar meios para lidar com soluções e adaptações para as diferentes situações e estímulos que forem se apresentando no seu processo, tendo assim a possibilidade de resolver com maior criatividade, autonomia e neutralidade às dificuldades do seu crescimento.

Considerando as necessidades e especificidades de cada fase do desenvolvimento infantil o yoga para crianças precisa ir sendo adaptado para cada momento do processo, buscando diferentes formas de desafiar, confrontar e unir. Dando-lhes assim, a possibilidade de viver com a maior plenitude cada uma das transformações, oferecendo-lhes uma alternativa real para serem crianças felizes.

Wahe Guru, Sat Nam!

Shivprem Kaur (Amara Hurtado)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s